quinta-feira, 31 de março de 2011

SEO TAIJI AND BOYS


Conhecer o "pai do moderno K-Pop" Seo Taiji e seu grupo Seo Taiji e Boys. Os fãs de YG Entertainment podem reconhecer um dos membros como o próprio Papa YG, Yang Hyunsuk.
Origin Seoul, Coreia do Sul
Genero Hip hop pop rock rap rock alternativo metal alternativo
Anos ativos 1992-1996
Etiquetas Bando Eumban Yedang Company
Membros anteriores Seo Taiji
Yang Hyun-suk
Lee Juno



Seo Taiji and Boys (coreano: 서태지와 아이들) foi um grupo musical sul-coreano em atividade entre 1992 a 1996. Constituído dos membros Seo Taiji, Yang Hyun-suk e Lee Juno, o trio experimentou em sua música muitos gêneros populares da música ocidental. Seo Taiji and Boys foram altamente bem sucedidos em seus anos de atividade e são creditados como os responsáveis pela mudança da indústria musical sul-coreana. Em 1992, Seo Taiji (Jung Hyun Chul) e Boys chocaram a indústria pop da Coréia. Em abril de 1996, a revista Billboard relatou que seus primeiros três álbuns de estúdio haviam vendido mais de 1,6 milhão de cópias cada um e o quarto álbum aproximava-se dos dois milhões.


                                              [HD] TEEN TOP - Nan Arayo (Seo Taiji) 2010

Após a banda de heavy metal Sinawe acabar em 1991, Seo Taiji mudou de direção musical e formou o grupo Seo Taiji and Boys com os dançarinos e vocais de apoio Yang Hyun-suk e Lee Juno. Yang disse que conheceu Seo quando o músico veio até ele a fim de aprender a dançar a canção "Blown away". Yang então ofereceu-se para se juntar ao grupo e mais tarde recrutou Lee, que era um dos melhores dançarinos na Coreia do Sul. Este último, juntou-se ao grupo como um dançarino de apoio, apesar de ter sido reconhecido em seu próprio direito, porque segundo ele, a música "tocou [seu] coração". Seo se deparou com a tecnologia MIDI pela primeira vez na Coreia do Sul no início da década de 1990 e começou a experimentar diferentes sons com ela para criar um novo tipo de música não ouvida ainda pelo público. Inicialmente, não tinha planos de estrear em um grupo masculino de dance/pop, tornando o êxito comercial de Seo Taiji and Boys uma surpresa.


                            Seo Taiji e Boys foram uma grande influência sobre a música K-Pop


Antes de Seo Taiji e Boys, a indústria coreana da música foi influenciada principalmente pela música folclórica americana e japonesa devido às raízes coloniais da Coréia do Sul.  Esta música dominaria a indústria da música coreana até que o país levantasse a proibição de viagem que eles tinham em vigor em 1988



 Na década de 1990, Seo Taiji e Boys começariam a usar a tecnologia MIDI para começar a incorporar elementos de música ocidentalizados como rap, rock e techno em sua música. Seo Taiji e Boys também começaram a incorporar a língua inglesa em sua música, uma tendência popular na Coréia do Sul, que resultou do aumento da confiança nos Estados Unidos pela estabilidade econômica. Ao incorporar esses elementos de música na música mais parecida com a da balada, Seo Taiji e Boys forneceriam a base para a hibridização da música da Coréia com a do mundo exterior, isso resultaria na fundação da música pop coreana moderna.



Essa hibridização da música seria uma das razões fundamentais para a popularidade da música pop coreana, pois também promoveu a capacidade da música pop coreana para penetrar nos mercados estrangeiros no que se tornou conhecido como onda coreana



Seo Taiji e Boys atuaram como um instrumento de mudança dentro da Coréia, desafiando as leis de censura, bem como a hegemonia das redes de televisão sobre o mercado de música. Em 1995, o Korean Broadcasting Ethics Committee exigiu que Seo Taiji e Boys mudassem as letras de Shame the Times. Isso incitaria protestos e resultaria na abolição da censura na Coréia



Seo Taiji também não teve que confiar em redes de televisão devido ao fato de possuir seu próprio estúdio, isso começaria a diminuir o poder sobre a capacidade das redes de televisão para ditar quando os artistas aparecem em shows. 


1992: "Nan Arayo
O trio estreou no show de talentos do MBC em 11 de abril de 1992 com sua música "Nan Arayo" (난 알아요, "I Know") e obteve a classificação mais baixa do júri. No entanto, a música e seu álbum de estréia auto-intitulado se tornaram tão bem sucedidos que, de acordo com a MTV Iggy, "a música K-pop nunca mais seria a mesma"."Nan Arayo" foi um sucesso extremamente bem-sucedido;  o seu novo jack sw-inspirado batidas, letras de rap upbeat e choros pegadinhos levou o público coreano pela tempestade.Ele traçou o número 1 para um recorde de 17 semanas. Apesar disso, isso já foi quebrado por "Lies" do Big Bang, que encabeçou o gráfico por 18 semanas


1993: "Hayeoga"
Seu segundo álbum de 1993 teve uma volta diferente. Embora permaneça um álbum de dança principalmente, algumas músicas como "Hayeoga" (何如 歌, "Anyway") tiveram elementos de música rock mais pesada adicionados a eles. "Hayeoga" ganhou o seu segundo Golden Disc Award.  Ao promover o álbum, o grupo foi proibido de aparecer em certos programas de televisão porque eles usavam brincos, jeans rasgados e tinham rissóis. Esta foi a primeira das numerosas controvérsias sobre Seo Taiji e Boys. O segundo álbum tornou-se o primeiro álbum de "dois milhões de vendedores" na história coreana.

1994: "Kyoshil Idaeyo"
O terceiro álbum mudou as engrenagens para ser muito mais heavy metal e rock driven. As músicas dançáveis são quase inexistentes exceto "Balhaereul Ggumggumyeo" (발해 를 꿈꾸며, "Sonhando com Balhae"), uma música de rock alternativa que indica a esperança de reunir a Coréia do Norte e do Sul. O que lhes valeu o seu terceiro Golden Disc Award. Em vez disso, músicas como o controverso "Kyoshil Idaeyo" (교실 이데아, "Ideologia da sala de aula") com os sons de morte por Ahn Heung-chan de Crash ocupam o centro das atenções. "Kyoshil Idaeyo" foi extremamente crítico com o sistema de educação coreano e a pressão sobre a juventude para ter sucesso académico. Eles foram acusados de lembrar mensagens satanásicas em suas músicas. Embora as mídias de notícias mainstream já provassem que essas acusações se baseassem em evidências extremamente tênues, o pânico moral se revelou difícil de eliminar inteiramente. 

1995: "Sidae Yugam" 
Não tendo recuado, o quarto álbum de Seo Taiji e Boys explodiu com músicas mais controversas. "Come Back Home" foi uma incursão no rap dos gângsteres. "Pilseung" (필승, "Must Triumph") também foi um grande sucesso com som de rock alternativo e voz de grito. "Sidae Yugam" (시대 유감, "Shame of the Times") foi proibido pelo Comitê de Ética em Performance Pública por ter letras que criticaram o governo. A versão da música incluída no álbum é apenas instrumental.  A reação dos fãs foi imensa, e o sistema de "pré-censura" (사전 심의제) foi abolido em junho de 1996, parcialmente como resultado disso. Um EP intitulado Sidae Yugam e incluindo a versão original da música foi lançado um mês depois que o sistema foi abolido.

1996: aposentadoria 
Seo Taiji e Boys se aposentaram da cena da música popular da Coréia do Sul em janeiro de 1996, durante seu auge. Lee afirmou mais tarde que Seo tomou a decisão de se dissolver enquanto gravava seu quarto álbum, para a surpresa de Yang e de si mesmo.  Seu anúncio de aposentadoria foi uma grande decepção para milhões de fãs na Coréia. O álbum de compilação Goodbye Best Album foi lançado ainda naquele ano.

Seo Taiji dirigiu-se para os Estados Unidos pouco depois, enquanto Lee Juno e Yang Hyun-suk estabeleceram gravadoras logo após a aposentadoria. Yang Hyun-suk conseguiu fazer da YG Entertainment uma das três maiores gravadoras do país.  Seo Taiji voltou à música dois anos depois com uma carreira solo de sucesso; ele é agora referido como "o presidente da cultura" na Coréia do Sul.  Em 2007, todos os quatro álbuns de Seo Taiji and Boys foram incluídos nos Top 100 Pop Albums de Kyunghyang Shinmun, com seu primeiro ranking o mais alto no número 24. 





fonte: blogs,google, youtub

Nenhum comentário:

Postar um comentário