segunda-feira, 2 de julho de 2012


Design de Interiores





O profissional em Design de Interiores tem sua atribuição principal na criação de espaços mais humanizados, atendendo às necessidades básicas das pessoas como indivíduos ou em grupos, visando o bem-estar e a otimização da qualidade de vida.

A atuação do design de interiores deve ser focada no contexto sócio-econômico-cultural em que se insere, sempre em conexãocom as tendências do mercado, para que possa atender devidamente aos anseios de seus clientes.

Existem outros cursos, além do bacharelado em Design de Interiores, que oferecem habilitação para a carreira em Design de Interiores como, por exemplo, Arquitetura e Urbanismo e Artes Visuais, além de diversos cursos livres que oferecem diferentes especializações.


Tipos de Curso

a) Nível Superior – Bacharelado:  Duração média de 4 anos, com estágio obrigatório e apresentação de monografia na conclusão do curso. As disciplinas teóricas que compõem o currículo são programação visual, conforto térmico e acústico, estética, tecnologia de materiais, iluminação, história da arte, ergonomia e administração de custos, entre outras. A partir do terceiro ano a carga horária passa a se constituir principalmente de aulas práticas de desenho técnico, artístico e arquitetônico e informática aplicada e o aluno começa a se dedicar ao desenvolvimento de projetos.

b) Nível Superior – Tecnólogo: Duração média de 2 anos, com apresentação de trabalho de conclusão do curso(TCC). O currículo do curso é constituído por disciplinas como representação gráfica, ergonomia, cenografia, desenho, história da arte, iluminação, conforto ambiental, gestão de projetos e orçamentos, entre outras.

c) Nível médio - Curso Técnico: Duração de 1 a 2 anos. Os cursos técnicos na área de Design de Interiores se apresentam mais como uma especialização, pois o aluno deve estar cursando ou já ter concluído o ensino médio. Outros cursos que oferecem habilitações em áreas correlatas do Design de Interiores são: Layout de interiores, Decoração, Composição de Interiores e Ambientação.

d) Cursos livres: Existem vários cursos livres que oferecem especialização na profissão de Design de Interiores como, por exemplo, Mobiliário, Vitrinismo e Visual Merchandising, Design Floral, Informática aplicada, Desenho Aplicado e Maquetes, entre outros. Estes cursos não oferecem diploma apenas certificado de conclusão.

Mercado de Trabalho

O designer de interiores desenvolve projetos para diversos tipos de ambientes, trabalha na criação e detalhamento de móveis exclusivos, orçamento, seleção e locação de equipamentos, mobiliário e obras de arte para a produção de eventos, organiza layout's, elabora estudos de conforto ambiental termo-acústico, desenvolve projetos elétricos e luminotécnicos.


Essa versatilidade garante um mercado de trabalho em constante movimento, em épocas comemorativas como Natal e Carnaval esse profissional encontra trabalho na decoração de ambientes como restaurantes, vitrines, shoppings e centros empresariais.

Além da parte projetual, este profissional também faz a especificação de materiais, elabora o orçamento da obra e gerencia sua execução, assessorando o cliente na compra de móveis e acessórios e contratando mão-de-obra.

Sua formação também o habilita à pesquisa, cumprindo um papel social na preservação de valores e na produção de conhecimento, contribuindo efetivamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas. O design de interiores alia arte e tecnologia no planejamento de ambientes segundo premissas de estética, funcionalidade, conforto e economia.


Ofertas de Emprego

Este é um mercado de trabalho muito promissor. Existe uma vasta oferta de empregos nesta área e a expectativa é que esse mercado de trabalho cresça ainda mais nos próximos anos devido à especialização da profissão. A maioria da vagas ainda se concentra nas capitais e grandes cidades do Sul e Sudeste, no entanto, regiões economicamente desenvolvidas de outros estados também já contratam.

Este profissional também vai encontrar boas chances de trabalho no setor de produção de feiras, exposições e eventos, onde o design de interiores tem sido cada vez mais solicitado. As feiras de negócio são grandes empregadoras, contratando o profissional para planejar e executar projetos de estandes comerciais.

A maioria dos profissionais deste ramo trabalha como autônomo, e boa parte da procura por designers de interiores vem da área corporativa, onde ele vai planejar a distribuição espacial das empresas, sua ocupação dentro dos edifícios. O design de interiores também pode trabalhar com a decoração de grandes eventos como casamentos e recepções oficiais, além de poder compor os ambientes do cerimonial oficial.

Na área comercial, o design de interiores pode trabalhar em grandes lojas, como vitrinista, elaborando projetos de iluminação cênica ou desenvolvendo layout’s das áreas de exposição de produtos. Além disso, os projetos residenciais de interiores tem sido cada vez mais solicitados pelos consumidores.

Faixa Salarial

O salário inicial do bacharel em Design de Interiores varia conforme a região de atuação e o porte da empresa contratante. A nível nacional fica em torno de R$ 1.400,00.